Páginas

11 de maio de 2010

Viva Mafalda!

Poucas pessoas afrontaram tanto os militares argentinos quanto uma menina de pouco mais de seis anos, desarmada, mas que com sua ironia, perplexidade, irreverência e revolta canalizava as insatisfações políticas e sociais, não só dos nossos vizinhos, mas de toda a América Latina. Condenada à infância e à irrealidade, Mafalda – criação mais genial do desenhista Joaquín Lavado, o Quino – continua sendo um dos personagens mais atuais da história do século 20 e um dos retratos mais bem acabados das mudanças contraculturais dos anos 60.

Foi em 29 de setembro de 1964 que a história da menina inconformada com a humanidade, que odiava sopa e que amava os Beatles foi publicada pela primeira vez no jornal Primera Plana, de Buenos Aires. Paradoxalmente, a garotinha que questionava a sociedade consumista havia surgido um ano antes, quando Quino atendeu a uma encomenda de uma agência de publicidade, que necessitava de uma personagem para uma campanha de eletrodomésticos. Os anúncios nunca foram feitos e Quino readaptou sua ideia. Deu tão certo que as aventuras de Mafalda e seus amigos Manolito, Felipe, Miguelito, Guille e Susanita passaram a ocupar regularmente as páginas de inúmeras publicações da Argentina e de outros países.

O autor – hoje com 78 anos, morando na Europa, se divididindo entre a Espanha e a França – parou de desenhar essa menina de cara redonda e cabelos escuros que conversava longamente com um globo terrestre sobre os conflitos e as injustiças sociais do planeta por ela ter crescido demais. Dez anos de piadas com os mesmos personagens pareceram-lhe uma eternidade. Quino não pretendia encerrar a carreira, apenas queria se dedicar a outros trabalhos. Ele abandonou Mafalda, mas ela não o abandonou. Até hoje seu nome é vinculado ao dela e Quino continua viajando pelo mundo para falar sobre sua mais perfeita invenção.

Nos conturbados anos 60 – dos Beatles e do Vietnã, de Martin Luther King e de Maio de 68, dos irmãos Kennedy e de Woodstock – Mafalda aprendeu com Che Guevara que era possível ser duro sem perder a ternura. E que nessa América Latina, onde Julio Cortázar disse que não importava o que ele pensava de Mafalda e, sim, o que ela pensava dele, não é de se espantar que Quino, quando resolveu congelá-la em 1973, deveria estar acreditando que muitos poderiam pensar que não foi ele quem criou Mafalda – mas ela quem criou ele.

Nenhum comentário: